sexta-feira, 9 de abril de 2010

frenesi

Existiu uma época em que eu julgava muito errado as pessoas que tiravam a própria vida/suicidavam. Claro que não é o melhor jeito de solucionar os problemas além de deixar um rastro de dúvidas sobre essa atitude. Mas hoje, não condeno mais quem já teve essa vontade de largar tudo e achar um conforto na morte.

Ontem, fui julgado por várias pessoas como um cara que se faz de doente, que se faz para chamar atenção, que tem um desdém desnecessário, que é um fresco, vazio ...Bom, cada pessoa sabe o que fala e se acha tudo isso de mim deve ter seus motivos. É óbvio que não é uma situação em que eu iria ali e acabaria com meu sofrimento tirando minha vida, mas é o tipo de situação que me faz pensar quem são as pessoas que estão ao meu redor. Já parou para pensar quem são elas? Se elas te conhecem ao fundo? Se elas querem te conhecer? Se elas desejam te conhecer? Ou se simplesmente você é um braço que elas podem pegar enquanto estão caindo? ...

Falando mais sobre as pessoas que sofrem caladas. Acho que não tem o porque de julgar uma pessoa se ela acha consolo na morte. Já vi uma menina de 12 anos olhando para seu futuro, vendo que seria pressionada pelos pais a ter uma bela profissão como eles, mas ela não queria isso. Não queria nada disso. Queria viver como uma pessoa normal de antigamente vivia, ou seja, vivia o presente. Como assim? Não ficava se pressionando para ser alguém para os outros, mas em buscar sua própria felicidade. Ela se matou no dia em que fez 13 anos e deixou um diário com seus pensamentos para os pais.

É muito triste, muito avassalador ter que enfrentar uma perda desse jeito. Não esperamos, não vemos aquela certa pessoa fazendo 'isso'. Mas é a realidade, tomar vários calmantes e apagar de forma delicada sonhando no sono profundo que quer alcançar. Não condeno mais essas pessoas. Claro que deixam um rastro, feridas abertas nas pessoas que a amavam. Mas foi ela que quis, foi decisão dela, e esse bem, a vida, é a unica coisa que ninguém pode tirar de nós a não ser nós mesmos.

Pois bem, complicado falar disso, cada um tem sua opinião, não apoio o suícidio mas não condeno, ou seja, fico no meio. Mas, como já disse em outro post. A solidão e a tristeza podem ser seus melhores amigos mas também seu piores. Eu gosto de conviver com a tristeza, com a solidão... Aprendi a viver dessa forma, não é fácil e nem gostoso, foi o jeito que eu achei de encarar minha situação. Vendo que ninguém me entendia, busquei refúgio no exílio da minha própria mente e deixo as pessoas me julgarem como quiserem. Por isso não fico martelando, dizendo que não sou o que falam, cada um sabe o que fala e a opinião que tens.

Sou um cara de 19 anos que não tem certeza de nada. Tem uma 'doença' que não é tão complicada aos olhos dos outros (transtorno do pânico), ficou um tempo sem sair de casa e acabou se acostumando. Apesar de sair as vezes, me sinto confortável em não encarar cada pessoa 'amiga' que me julgou sem falar comigo, ou sem me conhecer. É um dos motivos pelo qual perdi a vontade de sair, mas isso não quer dizer que eu não saio. Eu saio quando eu quero, quando sinto vontade e quando eu acho que vou me sentir bem. Pode ser errado ou não me sentir assim, mas é minha vida, minha solidão, quem está pagando cara por isso sou eu.

Eu não julgo as pessoas antes de ser julgado. Antes de ouvir da própria boca das pessoas o que elas falaram de mim. Odeio quem acredita em boatos e não vem tirar satisfações contigo para ver se é ou não verdade aquilo ou isto. Não devemos condenar as pessoas, esperar o pior delas, sejamos mais inocentes, menos iníquos e mais conscientes.

A maioria das pessoas vive em silêncio desespero, apenas esperando alguém para aliviá-las e trata-las com amor e respeito. Eu sou um estranho que quando fala com alguém, nada mais quero do que ajudar, escutar e se for possível, me tornar um belo amigo. Por isso se eu falo com alguém e esse alguém me julga estranho por querer saber de sua vida, aí está o motivo.

Tudo bem, passado isso, gostaria de deixar alguns pensamentos, reflexões... Por que as pessoas que tiram a própria vida tem problemas? Por que elas sofrem caladas? Por que buscam na morte um conforto? Por que fazer isso?

Um colapso e um caos de idéias impertinentes vão aparecer... São paradigmas que temos no casulo da nossa mente. Nunca devemos julgar quem busca salvação aonde não iríamos e sim pensar o motivo disto.

Sei que tudo que fiz não foi 'do bem', e que preciso aprender pela dor, que é tarde para voltar atrás do que já fiz, por isso agora encaro essa página vazia diante de mim e escrevo as coisas que surgem na minha cabeça. Peço perdão para alguém que eu já magoei e peço perdão a todos que tem pena de mim ou raiva por eu ser assim. Nem tudo que eu faço alegrará todo mundo, as vezes é preciso estar errado para aprender. Certo?

um saaaaaalve, abraços... obrigado pelo seu tempo perdido.

Nenhum comentário: