segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

planear

Então, hoje dou um passo a mais na minha vírgula que começou em '09. Muitos não vão entender o por quê de eu escrever isso mas é justamente para aqueles que acompanham meus textos mais pessoas que vão compreender.

Enfim, ontem eu consegui me ver a cinco ou seis anos atrás. Como isso? Vou contar para vocês a história que fez eu entrar de cabeça na música...

Tudo começou na minha sétima série, quando eu e meu amigo resolvemos que não deveríamos nos sentir tão sozinhos e que merecíamos boas amizades... Aí começou um capítulo muito bom em nossas vidas. Começamos devagar, adentrando em um mundo diferente dia após dia. Realmente, nos aventuramos em algo que não era o nosso forte, fazer amizades. Bom, o tempo foi passando e descobrimos muitas coisas em comum com essas novas amizades e fomos nos identificando pouco a pouco.

Um tempo depois, eu fui conhecendo algumas coisas que eu me identifiquei, como: música, skate, instrumentos musicais. Dessas três, duas seguem comigo até hoje (música e instrumentos musicais) e sou muito grato as pessoas que mostraram as bandas com as quais eu me identifiquei no início dessa vida.

No final da sétima série, ano de 2003, eu estava aprendendo a tocar baixo. Eu havia comprado um violão afim de aprender a tocar violão, porém não deu muito certo e resolvi tentar baixo. Nessa época, meus amigos ficaram felizes porque não tinha muitos baixistas em nosso círculo de amizades.

Eu já fazia aula de violão na bela bartok (escola que quase todos passaram e, se decepcionaram) mas não estava gostando. Quando mudei para baixo e meu professor foi me ensinando as músicas que eu gostava fiquei muito feliz. Treinava o baixo no meu violão tonante.

Fim do ano, eu fui para Florianópolis e não achei um baixo "golden", era meu sonho ter um desses. Não era o melhor baixo que existia e eu não entendia muito, mas na época, pra mim, era o que eu queria ter. Como eu gostava de guitarra também e sabia tocar algo. Acabei entrando em uma loja e testando uma guitarra. Uma epiphone special preta usada na qual eu me apaixonei quando toquei nela. Comprei um amplificador da peavey e gastei 600,00 reais.

Quando voltei para minha cidade, meus amigos, infelizmente, ficaram tristes por não eu não ter comprado o baixo e sim uma guitarra. Dá para entender, é difícil achar um baixista. Enfim, como eu não tinha banda eu corri atrás.

Eu tinha alguns amigos que tinham uma banda e eu vivia atrás deles. Marcando ensaios para eles, indo buscar algum equipamento para ver eles tocarem, eu curtia isso... Eu adorava ficar olhando eles tocarem, eu realmente me via fazendo isso.

O tempo passou e na metade de 2004, na minha oitava série, formei uma banda com meus melhores amigos naquela época: juliano, rafael e rafael. Tivemos, creio eu, uma das bandas que vai ficar marcada na nossa mente até o fim das nossas vidas.

Nós ensaiávamos, brincávamos, discutíamos... Passamos muito tempo juntos. Foi muito bom. Aquelas noites até 00:00, em que pedíamos lanches do sanduba a noite e comíamos bolachas, balas e refrigerantes a tarde. Tudo isso, no nosso estúdio, que montamos com a ajuda de cada amigo nosso. Geralmente ao som de hellacopters. Éramos apaixonados por música, por mulheres e vivíamos nos divertindo e brigando. Foi um tempo inesquecível. Agradeço a cada um deles por ter compartilhado essa história comigo.

Em 2005, início da primeira série do ensino médio, a banda infelizmente terminou. Mas foi uma época em que conhecemos novas pessoas, conhecemos novas bandas e andávamos com o discman na mochila o tempo todo. Também um dos anos que eu comecei a me dedicar bastante na guitarra. Foi um bom ano, apesar das brigas. Mas como diz o Eddie Vedder do pearl jam, na música thumbing my way no disco riot act "no matter how cold the winter, there's a springtime ahead"...

Minha segunda série, 2006, é um ano que marca o nascimento de uma banda composta por arthur, joão, juliano, eu e rafael. Começamos a tocar coisas diferentes e a melhorarmos nos nossos instrumentos. Foi realmente outra época muito boa. Tocamos na escola e não esqueço daquele show, temos ele gravado (pelo menos uma parte). Tive minha primeira namorada. Chorei, toquei, amei mais ainda a música.

Partindo para meu último ano na escola, em 2007, a banda que eu tinha acabou. Tive um projeto com o joão e o arthur que foi muito legal. Nunca havia passado tanto tempo com eles. Fortaleceu nossa amizade e é outra banda a ser marcada na nossa história. Também tive um projeto com o lauri, léo, manolo e tomazini. Não esqueço das pizzas que comemos e das histórias que fizemos.

Nesse tempo, cada um de nós foi se identificando com as bandas que realmente faziam sua cara. Não foi um divisor de águas, mas sim um novo tópico para nossas jantas e conversas. Conheci mais pessoas e fiquei admirado com cada um de meus amigos. Que cada vez iam se tornando pessoas muito boas. E tive meu namoro que durou 2 anos. Foi um ano sensacional, em muitos sentidos.

Em 2008, toquei em um festival organizado por meus amigos que continha quase todas bandas da minha cidade e com certas outras de fora, com nome e estrada, o que me deixou orgulhoso por fazer parte de tudo isso. Eu também acompanhava uma banda, composta por meus amigos, direto. Sempre ia nos ensaios, dava um jeito de ajudar eles. Compartilhei mais histórias com eles e amadureci, como pessoa e como músico. Comecei a faculdade também, aonde conheci novas pessoas que são lembradas com carinho.

Foi um ano muito bom, conheci mais pessoas, toquei em outra banda e fiz meu primeiro show fora de chapecó. Sensacional, amei aquela sensação de subir no palco e tocar. É inesquecível como algumas pequenas coisas tornam-se grandes na nossa consciência. Como esse pequeno show em que conheci pessoas novas, de outra cidade, e fiquei muito mais amigo de cada membro da minha banda (galdino, eu, joão, paulo e matheus). Que infelizmente acabou ficando sem rumo a partir de janeiro de '09...

Se você quer saber o que aconteceu de 2009 para frente, é só ler o post desse mês de fevereiro chamado "leia". Mas posso dizer que conheci muitas outras bandas, comprei várias guitarras, comecei a fazer minhas próprias músicas e me apaixonei por esse universo que é tão fácil de adentrar mas tão difícil de compreender. É simplesmente algo que pegou meu coração e não vai mais soltar.

Explicando o por que de hoje ser um dia importante. É que eu vou voltar a estudar, voltei para meu curso na faculdade e vamos ver no que vai dar. Espero que seja maravilhoso, vou pensar assim pelo menos.

É muito bom pensarmos que cada capitulo em nossa vida tem de ser bom e maravilhoso. Se não pensarmos assim, não vamos esperar muita coisa e não vamos ter a oportunidade de sermos tão felizes logo de cara. Aproveitando cada momento.

Posso dizer, com a consciência tranquila, de que nunca drogas, nunca fiquei bêbado. O máximo que já fiquei foi feliz. Não julgo quem usou ou quem bebe. Mas para aqueles que leram esse texto e talvez digam que eu tive a ver com isso, eu realmente não tive.

Um pedaço da minha história compartilhada com vocês... Não sei se vão gostar, mas é algo que eu queria deixar guardado aqui, escrito. Porque no meu coração sempre vai ficar!

Um saaaaaalve... abraços!

Nenhum comentário: